LINGUAGEM
Descobrir
A iniciativa
O ROSÁRIO CAMINHANTE, lançado em 8 de outubro de 2022 na diocese de Luçon, pretende ser fiel à espiritualidade de São Luís-Maria Grignon de Montfort (1673-1716), sepultado na Vendéia em Saint Laurent sur Sèvre e que foi um ardente missionário da oração do Rosário:
“O infortúnio e a perda de almas vêm do esquecimento dos mistérios de Jesus Cristo.
O Rosário dá conhecimento e recorda os mistérios de Jesus e Maria para colocá-los em prática.
Na verdade, o maior desejo de Jesus Cristo era e ainda é que Ele fosse lembrado; é com esse propósito que ele instituiu a Santa Missa.
Depois da Santa Missa, o Santo Rosário é a ação e a oração mais sagrada que podemos fazer porque é uma memória e uma celebração do que Jesus fez e sofreu por nós”. (São Luís Maria Grignon de Montfort)
E em casa?
Queremos agora apresentar o ROSÁRIO CAMINHANTE às paróquias, dioceses e santuários marianos. É muito fácil de organizar.
Descrição do ROSÁRIO CAMINHANTE
O ROSÁRIO CAMINHANTE consiste em rezar os 3 ou 4 mistérios do Rosário, caminhando durante aproximadamente 1,5 horas, ou seja, o tempo de um Rosário.
É desejável que o passeio comece a partir de uma igreja ou melhor ainda de uma capela no campo, para permitir a passagem por caminhos ou, na sua falta, pequenas estradas com muito pouco trânsito automóvel.
A vantagem da trilha é que ela não exige autorização da prefeitura.
O ROSÁRIO CAMINHANTE é também um momento de solidariedade entre caminhantes e não caminhantes.
Pessoas cuja saúde não permita caminhar 1,5 horas são bem-vindas e podem fazer um curtíssimo circuito com os caminhantes (ou permanecer na capela): o que lhes permite iniciar juntos as duas primeiras décadas do Rosário.
COM FAMÍLIA
sob a proteção do Venerável Patrick Peyton '1909-1992) este incansável santo sacerdote promotor do Rosário rezado em família, estamos particularmente felizes em acolher famílias com seus filhos, caminhando atrás da estátua de Maria, rezando o Rosário, por trilhas ou praias, às vezes com os pés na água…